Resenha: Quando o Amor Bater à sua Porta

14 janeiro 2021

Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos, independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém, sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.

A última frase dessa sinopse reflete bem o meu sentimento sobre Quando o Amor Bater à Sua Porta. Eu pretendia ler o romance como último livro de 2020. Por isso, comecei no dia de Natal e achava que o terminaria até o dia 31/12, para iniciar nova leitura no dia 01/01. 

Só que a narrativa envolvente nos prende do começo ao fim, e eu terminei a leitura no dia 28/12. Isso que eu poderia até ter terminado antes, mas tive uns problemas pessoais nessa época e não li tanto quanto gostaria. 

Imagine você estar de boa na sua casa, com a sua rotina toda regrada e confortável, e a campainha tocar. Do outro lado da porta está Luiz Otávio, um homem que perdeu sua memória e tem esperanças de que Malu o ajude a desvendar o mistério. Afinal, eles tinham uma reunião marcada. Reunião esta de que Malu não se lembra, e sua assistente pra lá de maluquinha não tem nada anotado.

Sofri um acidente de carro perto daqui, quinze dias atrás, e fiquei em coma. Acordei semana passada em um hospital público da cidade, e não consigo me lembrar de nada. Tudo indica que eu vinha para esse compromisso com você, mas eu nem lembro do acidente nem da minha vida antes dele. 
O que você faria nessa situação? Provavelmente mandaria o desconhecido embora, mas ele não tem onde ficar, tem poucos trocados no bolso e está sem documentos e sem celular. Mesmo correndo riscos, Malu vai se envolvendo aos poucos com Luiz, e cada vez mais eles ficam próximos.

Ah, esqueci de contar um detalhe a vocês: Malu está escrevendo um livro novo, e Luiz Otávio é o nome do protagonista. Coincidência ou não? Será que foi o destino que enviou Luiz para ajudar Malu a dar um final adequado e feliz ao seu personagem? Essa busca vai revelar alguém que Malu está tentando desesperadamente esconder há anos: a si mesma. 

Ela sabia quem era. Estava de volta. Na busca da identidade de um estranho, reencontrou a sua própria e descobriu uma parte do seu coração dentro de outro. 

Quando o Amor Bater à Sua Porta é um livro nacional de muita qualidade, que nos faz embarcar em uma aventura por São José dos Pinhais, Curitiba e até mesmo uma fazenda no interior de São Paulo. Leia o livro para conhecer mais sobre a escritora, o desconhecido por quem ela vai se apaixonando aos poucos, mesmo sem querer, o avô dela e a assistente destrambelhada. 

É um livro que eu recomendo para quem quer ler um ótimo romance nacional, leve, muito gostoso para passar o tempo, com um enredo um pouco clichê e previsível, e com um final mágico, de aquecer o coração. 

                                                                  

Ficha técnica:
Autor: Samanta Holtz
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 304
Skoob: Quando o Amor Bater à Sua Porta

Semana que eu volto com uma resenha de livro da Kristin Hannah, a destruidora do nosso psicológico! 

Nenhum comentário

Postar um comentário