Resenha: As Coisas que Fazemos por Amor

21 janeiro 2021

Caçula de três irmãs, Angela DeSaria já tinha traçado sua vida desde pequena: escola, faculdade, casamento, maternidade. Porém, depois de anos tentando engravidar, o relacionamento com o marido não resistiu, soterrado pelo peso dos sonhos não realizados. Após o divórcio, Angie volta a morar na sua cidade natal e retorna ao seio da família carinhosa e meio doida. Em West End, onde a vida vai e vem ao sabor das marés, ela conhece a garota que mudará a sua vida para sempre. Lauren Ribido é uma adolescente estudiosa, bem-educada e trabalhadora. Apesar de morar em uma das áreas mais decadentes da cidade com a mãe alcoólatra e negligente, a menina sonha cursar uma boa faculdade e ter um futuro melhor. Desde o primeiro momento, Angie enxerga em Lauren algo especial e, rapidamente, uma forte conexão se forma: uma mulher que deseja um filho, uma menina que anseia pelo amor materno. Porém, nada poderia preparar as duas para a repercussão do relacionamento delas. Numa reviravolta dramática, Angie e Lauren serão testadas de forma extrema e, juntas, embarcarão em uma jornada tocante em busca do verdadeiro significado de família.

As coisas que fazemos por amor foi a minha última leitura de 2020, e só não entrou para os favoritos do ano porque eu já tinha feito a seleção. Não deu tempo, mas certamente está entre os melhores de Kristin Hannah, juntamente a As cores da vida e O caminho para casa. 

Na semana passada, eu contei que Quando o amor bater à sua porta me ajudou a suportar um problema pessoal. Pois bem, as coisas pioraram (graças a Deus, hoje está tudo bem), e eu contei ainda mais com a leitura para passar por esses dias ruins. E não poderia ter escolhido livro melhor!

As coisas que fazemos por amor é um livro que arranca o coração, aperta e espreme com vontade, mas você não consegue parar de ler! É drama em cima de drama, protagonistas sofrendo, e você querendo abraçar, deitar a cabeça delas no colo, passar a mão nos cabelos...

Não sei quem sofre mais, se é Angie ou Lauren, e sorte das duas quando a história delas começa a se conectar. Não que as coisas vão ficar mais fáceis a partir daí, muito pelo contrário, mas elas se ajudam meio sem perceber, e a esperança de dias melhores começa a surgir.

Vá atrás dela. A ideia surgiu de repente e a surpreendeu pela intensidade. Era uma ideia maluca. Por quê? Não sabia, não tinha resposta. Só sabia que se sentia... ligada àquela pobre adolescente que precisava de um casaco, mas pedira um para a mãe. Angie deu um passo à frente, depois outro. Antes que percebesse, já estava do lado de fora. 

Só que estamos falando de um livro de Kristin Hannah, então, não se esqueça de que felicidade, se houver, é só no fim mesmo! Quando as coisas começam a melhorar, reviravoltas incríveis acontecem e levam tudo por água abaixo.

Sim, eu pareço doida ao falar que um livro desses é maravilhoso, mas é, e você só vai entender o que estou falando se ler As coisas que fazemos por amor. Quem leu qualquer livro da Kristin compreende! A mulher é a diva do drama, ela sabe escrever romances dramáticos como ninguém, e eu arrisco dizer que é pior do que a versão feminina de Nicholas Sparks. 

Pois é, parece que agora eu enlouqueci mesmo, mas é emocionante, indescritível, somente lendo para entender. E o final é ótimo! 

Lauren engoliu em seco. Seus lábios formaram um sorriso enquanto ela começava a chorar outra vez. — Eu te amo, Angie. — Eu sei, querida. Às vezes dói demais, não é? 

Fernanda Hahne, minha amiga e fiel escudeira, pulou milhares de leituras na frente e leu As coisas que fazemos por amor porque eu disse que estava gostando. E ela concorda comigo! Se somos duas doidas, eu não sei, mas tem muito doido por aí nesse sentido, e talvez você seja um deles. Leia esse livro e depois conversamos. Mas leia! Vale muito a pena. 

                                                             
                                                                                                                              

Ficha técnica:
Autor: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 352
Skoob: As coisas que fazemos por amor

Semana que vem teremos resenha da leitura coletiva das Fãs de Romance. É Nora Roberts! 

2 comentários

  1. Não tenho nem palavras para descrever o tanto que amei essa leitura, que estava parada na estante há algum tempo. Gosto demais da autora, então já sabia que iria curtir o livro. Mas ele superou e muito todas as minhas expectativas e ouso dizer que se tornou um dos favoritos da autora. Uma história sensível e cheia de amor, nas suas mais diversas formas. Amei demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim ficou entre os três favoritos, e também foi uma grata surpresa! Maravilhoso, um dos mais envolventes da autora!

      Excluir