Curiosidade: Meu vício em Biografias de Músicos

02 março 2020


Hello pessoal, tudo certinho?!?! Hoje o Post é para falar de um estilo literário que gera muita desavença e crítica, mas que se pesquisado direitinho, nos proporciona leituras sensacionais: as Biografias.

Eu, particularmente, para ler e me interessar por uma, tem que ser de alguma figura que realmente tenha me marcado ou a história de alguma forma produtiva. Mas as que eu amo mesmo, são as Biografias de músicos ou de gente ligada a música. Principalmente da galera do Rock. Curto os roqueiros das biografias e os ficcionais de Romance. Tem um post bem legal no IG sobre os roqueiros da ficção, você confere aqui: https://www.instagram.com/p/Bz24eXxDcOt/?igshid=l2auhigtq5u8




A Editora Belas Letras é uma das especialistas no mercado nacional nesse tipo de produção, não que outras editoras não façam, mas ela tem um dos acervos mais quantitativo e qualitativo sobre o assunto. Inclusive uma das minhas primeiras Biografias comprada é deles e falarei com vocês sobre cada um dos livros.



Pra ser Sincero - É uma verdadeira obra de dedicação a esse que é um dos grupos que mais amo. Engenheiros do Havaí falou a língua da minha juventude e quando eu comprei esse e-book foi como retornar aos meus anos de adolescência. Levei tempo até encontrar o livro físico e valeu o esforço em procurar porque ele é lindo.

Pra Ser Sincero
Born To Run - A Autobiografia de Bruce Springsteen foi lançada no Brasil pela Leya, e eu recebi em parceria no Evento da Aliança de Blogueiros do Rio. Conta a trajetória do "Boss" em três partes, e é impossível largar mesmo nas partes mais lentas. É um livro realmente envolvente, principalmente se você curte a trajetória musical dele. 

Born to Run

Seis Segundos de Atenção - Mais uma vez Humberto Gessinger mostra sua faceta na escrita de crônicas falando sobre a produção e o tempo. A relação que temos com o tempo não é inclusiva, sempre deixamos de lado alguma coisa, dando preferência outra, e aqui vemos que podemos fazer com que as coisas funcionem sem que tenhamos que escolher entre um trabalho e um sonho. Inclusive meu exemplar foi presente da Paty do Paty Bookaholic e está autografado ❤ 

Seis Segundos de Atenção

James Hetfield: O lobo à frente do Metallica - Esse aqui foi também um dos primeiros que comprei e adorei conhecer o homem por trás do líder e vocalista de uma das bandas mais expressivas e importantes para o Rock Mundial. É revelador conhecer um lado totalmente diferente de tudo que achamos que sabemos ou conhecemos. 

James Hetfield: O Lobo a Frente do Metallica


Pearl Jam 20 - Uma edição linda de colecionador sobre a maior banda Grunge de todos os tempos. A banda que foi formada em 1990 em Seattle é, ainda hoje, uma das maiores referências quando se fala em rock e empatia. A banda é uma das maiores bem feitoras quando pensamos em assistência da comunidade musical e seu líder e vocalista Eddie Veder é muito leal aos seus princípios. Tive o prazer de ir ao show deles em 2018 na companhia de amigos maravilhosos e foi uma experiência sensacional.

Pearl Jam: Twenty

Pitty. Cronografia. Uma Trajetória em Fotos - Um dos livros mais amados da minha estante. Adoro a Pitty enquanto artista, pessoa e ativista. É uma mulher multifacetada num mercado que insiste em estereotipar musica até no que tange a região a qual você pertence. Ela foi lá e disse "comigo não", e faz sua música como quer. O livro é recheado de fotografias e super recomendo.

Pitty: Cronografia. Uma trajetória em Fotos


Bruce Dickinson: Os altos voos com o Iron Maiden e o voo solo de um dos maiores músicos do Heavy Metal - Esse livro é muito especial, foi um presente de aniversário de um amigo muito querido e um livro sensacional.
É impossível você não admirar esse cara. Você pode até não curtir as músicas do Maiden, mas o Bruce é um cara sensacional em vários quesitos, inclusive na música.
*Sem foto, pois o livro está emprestado.

Dave Grohl. Nada a Perder - Esse cara aqui é fenomenal e uma pessoa admirável. De baterista do Nirvana, a lidar e vocalista do Foo Fighters, Dave é um nome de referência na música mundial. Também tive o prazer de ir a um show dele com amigos e realmente foi sensacional.
*Sem foto, pois o livro está emprestado.


Verdade Oficial. Nos Bastidores do Pantera - Essa bio é narrada por Rex Brown, baixista do Pantera, a Mark Eglinton que é referência quando o assunto é biografia de músicos. A Banda que fez muito sucesso no final da década de 80 início da década de 90 já tinha sido marcada pela tragédia quando Dimebag,seu guitarrista foi assassinado no Palco. Hoje os integrantes do Pantera vivem no centro das notícias, infelizmente, não por sua música. Phil Anselmo vocalista da Banda é membro de uma seita que prega supremacia branca, inclusive já tiveram músicos que se negaram a dividir o palco com ele por causa disso. Um Roadie da banda também foi preso por estar envolvido com pornografia infantil. Em resumo sabe-se lá o que mais vem por trás de tudo isso. No livro não são citadas essas questões, são todas notícias atuais.
*Sem foto, pois o livro está emprestado.

My Take On Me - Biografia do A-Ha feita pelo Morten Harket vocalista da banda. Um relato emocionante sobre a trajetória da Banda. Eu simplesmente tenho ótimas recordações da minha infância com as músicas da banda, então é uma relação de memória afetiva com o livro. 

My Take on Me

Le Freak - Essa aqui foi uma grata surpresa. No dia da apresentação de Nile Rodgers no Rock in Rio em 2019, vi um post da editora Zahar e fui atrás do livro. Então em resumo é assim: se você curte música pop e poprock, precisa desse livro. Ele traz tudo de maravilhoso e todos os grandes hits que passaram pelas mãos e mente talentosas de Nile. É uma verdadeira aula de história da música.

Le Freak

E o Bônus é o 27, não é uma biografia, e sim um livro com relatos das mortes de personalidades da música que se foram, por motivos diversos aos 27 anos. Gente, é quase uma maldição. É muita gente boa que morreu nessa idade: Hendrix, Cobain, Winehouse, entre outros.

27

É isso pessoal, essas são as Biografias que eu tenho e tenho um carinho mais que especial por cada uma delas. Existe uma lista imensa de novos livros que eu queria ter a oportunidade de comprar. Mas caminho com prudência.

E vocês curtem biografias de músicos ou não? Conta aqui para mim!

Nenhum comentário

Postar um comentário