Resenha: Origem, @editoraarqueiro

18 dezembro 2017
Sinopse: De onde viemos? Para onde vamos?Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.

Devemos estar dispostos a nos livrar da vida que planejamos para ter a vida que nos espera.– JOSEPH CAMPBELL
Hello pessoal, Dan Brown está de volta, depois de cinco anos, e nos traz o professor Robert Langdon em mais uma aventura com muita arte e aventura. Dessa vez a aventura é na arte moderna, mas nem por isso o encanto se perde, muito pelo contrário, é ainda mais intrigante.

Edmond Kirsch é um gênio da ciência moderna, especializado em teoria de Jogos, te lembrou alguma coisa? Então lembram-se o filme Jogo da Imitação, lá foi o início da descoberta da Teoria, e Kirsch é um "expert" no assunto. Futurólogo renomado, ele fez uma descoberta que abalará os pilares das três principais religiões: Cristianismo, Judaísmo e o Islamismo. Dessa vez o autor não se contentou em pegar no pé de um só, mas sigamos!
Sentiu-se mais admirado do que intimidado enquanto examinava os três homens idosos. Então essa é a Santíssima Trindade que eu requisitei. Os três Reis Magos.

Antes de contar sua descoberta para o mundo, ele resolve, por mera liberalidade, entrar em contatos com os principais representantes dessas religiões, onde ele mostrou qual sua descoberta acerca de onde viemos e para onde iremos? Como foi o surgimento da humanidade e qual será seu destino.
Historicamente, os homens mais perigosos da Terra eram homens de Deus… em especial quando seus deuses eram ameaçados.
Mais uma vez temos uma história cheia de conspiração e teorias, que nos faz refletir e pesquisar a cada evento citado. Que nos faz mais uma vez nos faz questionar tudo que nos ensinado e que ao mesmo tempo está aqui para nos confundir e levantar o debate. O compromisso do autor é com o entretenimento, então não se deixe enganar pela santidade e nem pela mesquinharia de nenhum dos personagens.
Esses dois mistérios estão no âmago da experiência humana. De onde viemos? Para onde vamos? Criação humana e destino humano. Esses são os enigmas universais.
Aqui o Rei da Espanha é tão suspeito quanto um Major reformado da Guardia Española. Aqui líderes religiosos são tão suspeitos quanto ateus agnósticos. Mas todos eles, e nós também, queremos saber o Kirsch descobriu. O que isso acarretará em nossas vidas e o quanto disso pode ser aplicado na vida real.
Quando a causa é tão santa, prometera o Regente, o perdão de Deus é certo.
Com a melhor trama até hoje, e olha que sou uma entusiasta das obras de Brown, Origem veio para incomodar a todos. Para tirar da zona de conforto todos nós e toda a teoria que conhecemos sobre a vida e a morte. Nos faz querer discutir religião sim, mas também nos faz questionar a filosofia como forma de justificativa para atos impensados e nos faz mais uma vez questionar se nossas aulas de história realmente foram boas e produtivas.
– Nós nos consideramos indivíduos racionais e modernos, no entanto a religião mais disseminada de nossa espécie inclui toda uma quantidade de afirmações mágicas, seres humanos ressuscitando inexplicavelmente, virgens dando à luz por milagre, deuses vingativos que mandam pestes e inundações, promessas místicas de uma outra vida num céu sobre as nuvens ou de inferno em chamas.
Robert Langdon nos leva a uma viagem interativa ao museu Guggenhein de Bilbao em companhia de Winston, o assistente virtual separado e preparado exclusivamente para ele, depois nos faz passear por alguns pontos turísticos ao lado de Ambra Vidal, a noiva do príncipe Julian, herdeiro do trono Espanhol e também, mais um suspeito.
A história provou repetidamente que os lunáticos ascenderão ao poder de novo e de novo em maremotos de nacionalismo agressivo e intolerância, mesmo em lugares onde isso parece absolutamente incompreensível.
Não se distraia e não perca nenhum detalhe dessa que é a história mais bem construída pelo autor e que definitivamente nos surpreende pela crítica e pela representatividade contidas em sua história. Mais uma obra de ficção de Dan Brow que vai sim, estimular muita gente a aprender um pouco mais sobre vários assuntos e que mais uma vez nos acrescentou um conteúdo artístico inestimável.
O Amor é de outro reino. Não podemos fabricá-lo por encomenda. Nem podemos esmagá-lo quando ele aparece. O amor não é escolha nossa.
Cinco notas para a melhor Obra de Dan Brown e com certeza um dos favoritos do ano!

Ficha Técnica:
Autor: Dan Brown
Páginas: 432
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Skoob: Origem 

Até mais

11 comentários

  1. Apesar de conhecer um pouquinho de Dan Brown, confesso que seus livros não me chamam atenção, assim como as adaptações para o cinema que acontecem por aí. Gosto do mistério que dizem cercar suas histórias, assim como essa questão religiosa que sempre aparece, mas ainda assim não me empolgo.
    Acredito que deva dar uma chance ao autor e ler alguma obra completa dele, quem sabe assim eu também vire uma entusiasta de Brown.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oioi
    Depois da decepção que foi os últimos dois livros para mim acabei perdendo aquele negócio de seguir o Langdon onde quer que ele vá. Quero bastante ler o livro, mas é mais porque já li todos os outros e porque acabo ficando curiosa.
    Pelo que pude ver parece que todos os elementos Dan Brown estão presentes Arte, Pseudociência e Religião é bem legal só acho que cansei um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse livro me foi indicado um monte de vezes esse ano, ainda não tive oportunidade de comprar para ler, mas sua resenha me deixou com mais curiosidade de ler, eu vou tentar comprar em ebook. Eu adoro mistérios, só não gosto de livros que falam sobre religião.

    Beijos
    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee Anastacia ^^
    Mesmo vendo que você gostou tanto do livro (e até o considerou um dos melhores do ano), eu não tenho vontade de ler os livros do Dan Brown :/ acho que as premissas não me chamam a atenção. Espero lê-los um dia, mas por enquanto ainda não :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Nossa que interessante saber que essa obra está tão boa e empolgante como as anteriores. Minha mãe ganhou esse livro de Natal de um amigo, vou pegar emprestado em breve. Amei a sugestão. Já li alguns títulos do autor e preciso ler mais.

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Me interesso muito pelo tema que Dan Brown discute, mas acredita que nunca li nenhum livro, tenho que mudar isso.
    Adorei conhecer mais sobre a Origem, e fiquei interessada na leitura, os quotes que escolheu são muito legais. Espero ler em breve.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Oi Anastacia.

    Eu li este e os livros anteriores de Dan Brown onde o professor Robert é o protagonista.Confesso que sou suspeita porque amei todos os cinco livros e cada história nova é uma riqueza de informações fantásticas e Origem também é meu livro favorito. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oiiii, saber que você gostou da obra me deixa bem tranquila! Confesso que estava temerosa sobre ele e é bem provável que eu realize a leitura neste novo ano!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Anastacia,

    Eu ainda não li nada do Dan Brawn e fico muito curiosa sobre eles, só vi os filmes e todas as pessoas dizem que no caso dele os filmes são bem melhores, pois os livros são muito descritivos. Mas pela sua empolgação ao resenha fiquei extremamente curiosa com esse livro.

    Beijos e obrigada pela resenha...
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adoro os livros de Dan Brown, são instigantes e nos deixa sempre reflexivos, mesmo sabendo que é uma ficção, ficamos com uma pulga atrás da orelha. Eu adoro as aventuras de Landon, sua inteligência e suas escolhas são sempre instigantes. Quero muito ler esse livro!

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Anastácia!
    Eu também sou muito fã de Dan Brown, gostei de Origem mas prefiro Anjos e Demônios, que tem mais ação e mistério. Mas eu gostei muito de toda a discussão que ele trouxe sobre a Inteligência Artificial e Arte Moderna.
    Bjs!

    ResponderExcluir