Resenha: A Padaria dos Finais Felizes

22 agosto 2019

Um balneário tranquilo, uma loja abandonada, um apartamento pequeno. É isso que espera Polly Waterford quando ela chega à Cornualha, na Inglaterra, fugindo de um relacionamento tóxico. Para manter os pensamentos longe dos problemas, Polly se dedica a seu passatempo favorito: fazer pão. Enquanto amassa, estica e esmurra a massa, extravasa todas as emoções e prepara fornadas cada vez mais gostosas. Assim, o hobby se transforma em paixão e logo ela começa a operar sua magia usando frutos secos, sementes, chocolate e o mel local, cortesia de um lindo e charmoso apicultor. A Padaria dos Finais Felizes é a emocionante e bem-humorada história de uma mulher que aprende que tanto a felicidade quanto um delicioso pão quentinho podem ser encontrados em qualquer lugar.

Olhem, mais uma sinopse que não diz muito! Risos. Gostei bastante dessa, porque do modo como foi escrita, posso falar bastante, porém sem estragar a novidade de quem for ler o livro. E se eu fosse você, leria, viu? É mais um excelente livro de Jenny Colgan, e já estou ansiosa por mais. 

Se você leu A Pequena Livraria dos Sonhos, vai encontrar bastantes semelhanças entre os dois romances. Além de terem capas pra lá de lindas e fofas, são histórias leves e envolventes, que fazem você querer mais, muito mais.

Além disso, temos protagonistas fortes e decididas, que precisaram recomeçar suas vidas após um belo pontapé do destino. Também temos uma cidade pequena, no meio do nada, mas nossas mocinhas podem contar, felizmente, com os simpáticos moradores da região, desde o início. 

E se você procura romance, também terá, de modo semelhante ao que aconteceu com a protagonista do outro livro. Mais sobre isso não posso dizer! Tem também uma excelente amiga para apoiar em tudo, incondicionalmente. Vamos à história! 


Polly morava há alguns anos com o namorado, Chris, e juntos eles tinham seu próprio negócio. Contudo, quando é decretada falência da empresa, acredita-se que o relacionamento faliu também. Eles precisarão vender o apartamento com praticamente tudo o que tem dentro, para pagar as dívidas, e Chris decide morar com a mãe. Polly, assim, começa a procurar um lugar para morar, nas páginas dos classificados da internet. 

Só que em Plymouth, onde ela mora, é tudo muito caro, apesar de apertado, e a moça resolve aumentar o alcance de sua procura. Por que não morar na praia? Lá ela poderá recomeçar sua vida de forma mais calma, somente de modo temporário, até o verão, quando iria arrumar um emprego e tudo o mais.

Filtrou a busca de novo, com foco no sudoeste da Inglaterra, e foi então que o viu. Era um nome que não passava pela sua cabeça havia anos. Provavelmente tinha visitado em um passeio da escola; todo mundo ia lá, quando criança. Mount Polbearne. 

Porém, se fosse fácil assim não teria graça nenhuma, e Polly não tem ideia do que vem pela frente. Para começar, o pequeno apartamento não se parece em nada com as fotos publicadas. Depois, ela quase não tem móveis para dar uma aparência melhor, porque não tem um tostão e grande parte ficou para venda ou então em um depósito na cidade onde morava.

Tudo começa a mudar quando seus livros voam para longe, e sua edição preferida de Alice no País das Maravilhas ultrapassa o muro. A partir daí, as dificuldades estão longe de ir embora, mas tudo ficará mais fácil. Polly fará amizades, e elas serão suas primeiras cobaias no que se refere a pão caseiro. 

Toda noite fazia grandes levas de pão com combinações diferentes: pão branco para os rapazes, que não se aventuravam muito; umas sementes de papoula aqui e acolá; pão com mel e passas, que, torrado com um pouco de manteiga local, ficava divino. 

Inimizades também surgirão por conta disso, pessoas ranzinzas que querem acabar com o pequeno negócio amador e quase escondido dela, mas, quando o livro se chama A Padaria dos Finais Felizes, há esperança para a protagonista. Livro lindo, recomendo demais! 

Ficha  técnica:
Autor: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Ano: 2019
Páginas: 336

10 comentários

  1. Adorei a resenha ( e a foto do pão), me deu ainda mais vontade de ler. Comprei o livro ja na pre venda, hoje devo estar recebendo meu exemplar. Quero ler ainda esse mês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que você vai adorar! Obs.: quem não me segue no IG vai ficar procurando a foto do pão kkk

      Excluir
  2. que resenha linda, preciso ler esse livro

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha amiga, esse é o tipo de leitura que eu amo, repleta de sentimentos e muita esperança.
    Amei a foto que fez me deixou com ainda mais vontade de ler. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto do pão vai ficar pra história né kkkk
      É um livro muito fofinho, que vale muito a pena ler. Beijos.

      Excluir
  4. Adoro livros que nos deixam com aquela sensação de esperança, sempre são ótimas leituras. Adorei sua resenha, Nanda. Já quero ler este livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, May, este e o anterior, primeiro da coleção. Beijos.

      Excluir
  5. Oi Fê! Amei a capa do livro e sua resenha. Parece que a história tem todos os ingredientes para ser deliciosa como o pão caseiro. Protagonista com vida sofrida, falência, a volta por cima e, claro, um final feliz. Será? Vou ler pra saber. Beijos.

    ResponderExcluir