Resenha: O que os Olhos Leem, o Coração Sente, @selojaguatirica

28 junho 2017
Sinopse: Com este seu primeiro livro de contos, a psicóloga Ana Luiza Novis realiza uma fusão entre as duas grandes paixões de sua vida – a Terapia Narrativa e a Literatura. Escritos numa linguagem envolvente e com belas ilustrações, os vinte contos reunidos nesta edição são verdadeiras fábulas, pertencentes a um universo encantado, repleto de magia e lirismo.
Olá pessoal, tudo certinho?! Hoje falaremos desse livro lindo que recebemos em parceria com a editora Jaguatirica. Num primeiro momento imaginei que se tratasse de um livro infantil por conta das ilustrações, mas não é o caso. A autora é psicóloga e juntou a terapia com a literatura e nos presenteou com essa linda Obra.

Temos vinte contos e/ou fábulas cada um com uma mensagem para podermos seguirmos nossos desejos e sonhos. Na fábula do Amigo Secreto, um menino, Pedrinho, encontra em seu travesseiro o melhor amigo para os momentos de medo, e passou a ter noites mais tranquilas e felizes, mas a medida que vai crescendo, se distancia de seu amigo e para de ter os bons sonhos, na realidade parou de tê-los. Mas quando se deu conta já era um homem adulto e seu filho repetia a mesma cena dele. Aqui vemos claramente que não devemos abandonar nossos sonhos, muito menos nossos amigos durante a nossa caminhada a nossa vida Adulta. Sonhar ainda é muito importante.
Depois de tantos anos, ele voltou a sonhar, como nos velhos tempos.
No conto, Tão Perto, Tão Longe, vamos conhecer meninos que moram em ilhas diferentes, com costumes e geografia diferentes, eles começam uma linda viagem para conhecer outras ilhas e seus moradores. Assim eles fazem novos amigos e saem em conjunto por novas aventuras. Podemos sim fazer novos amigos, mas nada nos impede que tenhamos os antigos juntos e assim nossa viagem, que é a nossa vida, se torna muito mais agradável e interessante.
Para muitos, essas incríveis mudanças desafiavam qualquer explicação lógica. Entretanto, para aquele grupo pioneiro de “navegantes exploradores”, tudo fazia sentido.
Para finalizar, vou falar do conto, que é o último do livro, mas para mim deveria ser o primeiro porque ele nos permeia a vida. As relações interpessoais. As Palavras Mágicas, aqui formam a sinfonia de Felipe, que desde pequeno tinha a audição apurada e sempre teve seus dias cheios de nova melodia, que seria cada uma das palavras que tornam nossa vida e nossas relações mais fáceis: um bom dia, um por favor ou um cm licença.
No fim das contas, produzir a harmonia não era assim tão complicado. O Segredo é preencher o dia a dia com a melodiosa “fala-sorriso”, composta por palavras mágicas que a todos encantam!
Um livro lúdico, envolvente e muito lindo. Com ilustrações lindas e um contexto maravilhoso eu recomendo a todos. A vida é uma caminhada muito árdua, mas vale a pena, e aqui vemos isso com muita leveza, alegria e beleza.

Quatro notas musicais!

Ficha Técnica:
Autor: Ana Luiza Novis
Páginas: 106
Editora: Jaguatirica
Ano: 2017

Até mais


Nenhum comentário

Postar um comentário