Resenha: Te Devo Uma

06 agosto 2020
Uma história de amor, empoderamento e de um simples favor que faz tudo mudar para sempre. 
Fixie Farr não consegue deixar nada pra lá. Se encontra alguma coisa fora do lugar, quer logo ajeitar, se um amigo está em dificuldade, já começa a pensar em como pode ajudar… Ela sente necessidade de arrumar tudo. Tudo! Então, quando um estranho em um café lhe pede que fique de olho em seu laptop por um instante, ela não só se compromete a tomar conta do computador como acaba salvando-o de um grande desastre. Sebastian, muito tocado com o gesto de Fixie, não sabe como lhe agradecer, então pega um protetor de copo e o entrega a ela depois de escrever nele: “Te devo uma”. Fixie acha a atitude muito fofa, mas duvida que voltará a vê-lo. Até o dia em que um antigo crush da época da escola volta para sua vida e Fixie precisa ajudá-lo. Ela então recorre a Seb, mas as coisas não dão muito certo. Agora é ela quem fica lhe devendo um enorme favor, e isso gera uma troca de favores infinita que obriga Fixie a enfrentar um passado cheio de mágoas para abraçar o futuro que ela de fato merece.

Sinopse grande demais, que contou demais, mas me deu bastante liberdade para contar a vocês a maravilha que é esse livro. Ele estava há um tempão na minha lista de leitura e eu nem sei explicar o motivo, porque Sophie é uma excelente autora, que arranca risadas do mais sério leitor. 

Eu o li em uma leitura coletiva junto às minhas Amigas Fãs de Romance, Fernanda e Rosi. Era para ser a leitura do mês, para posterior debate, mas o lemos em poucos dias, porque é impossível parar de ler, depois que você começa.


Fixie Farr trabalha na loja da família, um comércio de utilidades para o lar que foi criado há anos por seu falecido pai. Naquele dia, sua mãe não foi trabalhar, por ser seu aniversário, e Fixie vai embora mais cedo para se arrumar e ajudar a mãe nos preparativos. Só que antes ela faz uma parada na cafeteria do bairro e é ali que tudo muda na sua vida.

Sebastian é um empresário de sucesso no ramo de investimentos e, após pedir que Fixie fique de olho em seu computador para que ele possa atender uma ligação, ela acaba salvando o aparelho de um desastre. Sabemos que laptops de empresários são muito mais do que uma máquina, pelo que armazenam, então ele fica devendo uma a Fixie.

Eu sempre pago minhas dívidas - declara, por fim, vindo na minha direção. - Sempre. - Ele me mostra o protetor de copo e leio o que está escrito nele: Te devo uma. Válido para sempre. Enquanto observo, ele assina - um rabisco que não consigo entender - e coloca a data. - Para o caso de você precisar de um favor - explica ele, olhando para mim. - Algo que eu possa fazer por você. Qualquer coisa mesmo.

Ela acha que foi uma mera formalidade, mas guarda o lembrete mesmo assim. E, algum tempo depois, surge a oportunidade de pedir o favor a Seb. Isso vai mudar novamente a vida de Fixie de cabeça para baixo, e diversas revelações serão feitas.

Talvez eu tenha ignorado tudo o que não queria ver. Várias coisas se passam pela minha cabeça, e, quando entendo o que realmente aconteceu, fecho os olhos, tentando fugir de todo aquele sofrimento. Não posso pensar nos meus erros agora. Já foi. 

Só digo que você não tem ideia de como isso vai terminar. Até tem, claro, porque é fácil imaginar quem fica com quem, mas até chegarmos ao final, muita coisa surpreendente vai acontecer. Porque uma pessoa mostrará sua cara depois de um tempo e nos deixará com muito ódio. Aliás, odiaremos pelo menos duas pessoas, talvez três, quatro ou cinco, mas temos realmente um mau-caráter no meio desses personagens.

Enfim, tudo acaba bem, felizmente, e eu recomendo demais Te Devo Uma. É um dos melhores livros de Sophie, uma leitura extremamente recomendada para quem deseja passar ótimas horas com um romance divertido, aquele chick-lit que a gente adora! 

Ficha técnica:
Autor: Sophie Kinsella
Editora: Record
Ano: 2019
Páginas: 420
Skoob: Te Devo Uma

Se você acompanha a série O Clube dos Sobreviventes, semana que vem trarei a resenha do maravilhoso sexto livro. Não perca! 

Nenhum comentário

Postar um comentário