Resenha: Desaparecido Para Sempre

28 fevereiro 2019
No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, estaria vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência. Ainda aturdido por essa descoberta e tentando entender o que realmente aconteceu com seu irmão, Will se depara com outro mistério: Sheila, seu grande amor, some de repente, e o FBI suspeita do envolvimento dela no assassinato de dois homens. Apesar de estarem juntos há quase um ano, Sheila nunca revelou muito sobre o seu passado. Enquanto isso, Philip McGuane e John Asselta, dois criminosos que foram amigos de infância de Ken, passam inexplicavelmente a rondar a vida de Will. Para descobrir a verdade por trás desses acontecimentos, ele conta apenas com a ajuda de Squares - seu colega de trabalho em uma fundação de assistência a jovens carentes e proprietário de uma escola de ioga famosa entre as celebridades, o que lhe garante acesso a todo tipo de pessoas e de informações. Mestre do thriller de ação, Harlan Coben se supera nesta eletrizante história cheia de incríveis reviravoltas. Um suspense que mostra a busca pelo assassino, pela vítima e, acima de tudo, pela verdade.

Harlan Coben é o autor favorito da minha amiga Fernanda Hahne, fiel seguidora de minhas resenhas. Então, quando recebo um presente dela, o que eu faço? Leio, é claro, e guardo com muito carinho, pois, além de ser um livro do seu autor favorito, é um belo presente para todo leitor.

Fernanda conhece meu gênero favorito, que é romance, seguido de chick-lit, então ela estava receosa de que eu não fosse gostar do livro. Tem como? Não! A escrita dele é bastante envolvente, a história é muito bem amarrada, e você consegue se imaginar na cena. Já havia lido outros livros do Harlan, e gostei de todos (este acredito que foi o terceiro). Contudo, não dei nota máxima, apesar de fazer uma boa avaliação, e depois eu vou explicar o motivo (perfeitamente justificável, acredito).


Você está em um relacionamento? Se sim, confia em seu parceiro? Pois é, Will estava, e ele confiava em Sheila, sua namorada. Ele a amava tanto e se entendia tão bem com ela que estava com o anel de noivado na gaveta, só esperando o momento, pois sua mãe faleceu, após uma longa batalha contra o câncer. Só que ele não contava que sua namorada sumisse de casa no dia seguinte ao enterro de sua futura sogra, justamente quando Will mais precisava dela.

No dia anterior, os dois descobriram uma coisa impressionante, ao vasculhar o quarto da mãe de Will: uma foto de Ken, seu irmão desaparecido há vários anos. Acontece que a foto era recente, mostrava Will adulto, um homem, então a mãe de Will sabia mais do que aparentava dizer. Ela guardou segredo de toda a família, relevando apenas que o irmão estava vivo, horas antes de morrer.

Aí, os dois vão para casa, Will vai para a cama e espera a namorada. Ela não vai, apesar de dizer que já ia em seguida, e ele acorda com o som dela fechando a porta, supostamente indo ao trabalho, cedo como sempre. Só que Sheila não foi mais vista desde então, e ela pode ser suspeita de crimes em outro Estado.

Alguém fez um bom trabalho limpando a cena do crime, mas meu pessoal conseguiu encontrar algumas impressões digitais que não pertenciam a nenhuma das vítimas. Verificamos as digitais no banco de dados e conseguimos resultados positivos hoje de manhã. Pistillo se inclinou para a frente, e seu sorriso desapareceu. 

Pertencem à sua amiga, Sr. Klein. A mesma que tem ficha criminal. A mesma que estamos tendo um trabalhão para localizar. 

Esta foi a única citação do livro na resenha, apesar de que gosto de colocar sempre duas. Só citei uma porque odeio spoiler, e foi difícil escolher outra citação de impacto sem revelar. Então, fica só essa! 

Pois é, Will agora precisa superar o luto da mãe, auxiliar um pai que está sofrendo terrivelmente, tentar conversar com sua irmã, que é fria como gelo, e a pessoa em quem ele confiava está desaparecida e é suspeita de assassinatos. Aliás, é a segunda namorada dele que morre, e seu irmão está desaparecido porque é suspeito da morte de Julie, a primeira.

Para completar, ele ainda está sendo vigiado e ameaçado de morte, e a vida de mais uma pessoa inocente pode correr risco, se ela se aliar a Will, como quer. 

Desaparecido Para Sempre é um livro de tirar o fôlego. Nele você vai aprender que nem tudo é o que parece, e que as pessoas não são quem elas parecem ser. Quando tudo parece melhorar, tudo piora. Mas os mistérios se resolverão, só não vou dizer se da melhor forma possível porque isso só saberá quem ler o livro.

Agora, por que avaliei o livro com quatro notas musicais? Não é meu gênero favorito, então foi um pouco difícil seguir a narração. Os livros do Harlan, assim como vários romances policiais, são cheios de explicações e respostas, e para pessoas como eu, que não são acostumadas a eles, se torna complicado entender certas partes. Contudo, como eu disse, não há como ser ruim, e eu o recomendo se você gosta do gênero.


Ficha técnica:
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2010
Páginas: 320

8 comentários

  1. Amei a resenha. Amo esse autor. Esse é um dos meus favoritos, adoro o jeito como o Harlan escreve e cria tantos personagens e no final interliga todos eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é bem isso. Eu fiquei um pouco perdida, porque são vários personagens hahaha e no final todo mundo faz parte da história, mas é um livro ótimo, sem dúvida!

      Excluir
  2. Aaaah, eu AMO os livros do Coben! São sempre tão envolventes e, diferente de ti, eu curto mais romances policiais que chicklist, então realmente me amarro e embarco em suas aventuras! rsrs.
    Este eu ainda não conhecia, mas ele acabou de entrar pra minha listinha de compras, rsrs. O meu favorito dele é o "Seis anos depois", você já leu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este ainda não li, só Não Conte a Ninguém e A Promessa. Que ótimo que incentivei sua leitura, fico muito feliz! Beijos.

      Excluir
  3. Ah, super feliz que você leu e gostou, embora seja realmente bem diferente das leituras usuais. Eu amo romances, inclusive compartilhamos uma paixão pelos livros da Nora Roberts. Mas eu amo suspenses também, histórias com assassinatos e investigações, e nesse gênero meu autor favorito é o Sr. Coben, que, ao menos pra mim, sabe criar uma reviravolta nos livros como ninguém. Eu considero um autor como favorito quando gostei de todos os livros que ele escreveu; é o caso do Harlan, que me surpreendeu em todos os seus livros. Desaparecido para sempre está entre os meus favoritos dele, por toda a parte familiar em meio à história de suspense. E o final foi extremamente emocionante, ate arrancou algumas lágrimas. Eu te entendo perfeitamente, fica difícil falar da história sem soltar nenhum spoiler, pois acontece muita coisa ao longo do livro, tudo parece importante mencionar, mas, ao mesmo tempo, a surpresa é um dos grandes atrativos nos livros dele. Fico realmente muito feliz que você tenha se aventurado numa leitura tão diferente, e é uma alegria ver uma resenha sua sobre um livro do meu queridão. Se algum dia quiser seguir por esses lados novamente, acho que posso te indicar mais um ou dois ( ou 10 😆😆😆). Parabéns pela resenha e obrigada pelo carinho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita responsabilidade resenhar um livro do autor favorito de sua amiga, mas pelo seu comentário acredito que atingi o objetivo kkkkkk

      Estou finalizando mais uma indicação sua, como você sabe, e logo logo teremos mais uma resenha dedicada a você. É o mínimo que posso fazer por uma linda amizade!

      Excluir
  4. Oi, Fernanda! Que delícia ganhar livro de presente! Ainda mais de uma amiga especial. Eu só consegui ler um livro do autor, mas fiquei com tanta raiva do final que nunca mais peguei nada dele! Mas concordo com você, a narrativa dele é super envolvente! Acho lindo seu cuidado em todas as resenhas, em não dar spoilers! Quanto à história em si, fiquei interessada e intrigada! Onde estará essa namorada? Suponho que foi presa e por isso desapareceu? Agora fiquei com a pulga atrás da orelha, quase colocando o livro na lista, apesar da minha experiência anterior nada agradável com o autor. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo essa sua cisma com o autor, já aconteceu comigo algumas vezes hahaha. Mas, olha, este livro é muito bom, e se você gosta do gênero, acho que deveria dar uma chance a ele. Você não imagina onde está a namorada! São MUITAS reviravoltas e ninguém é quem parece! Beijos.

      Excluir