Resenha: Vacas, @HarperCollinsB

08 novembro 2017
Sinopse: "Um pedaço de carne; feito para reproduzir; além da sua data de vencimento; parte do rebanho.
Mulheres não têm que se encaixar em estereótipos.
Tara, Cam e Stella são estranhas vivendo suas próprias vidas da melhor forma que podem, apesar de poder ser difícil gostar do que você vê no espelho quando a sociedade grita que você devia viver de um jeito específico.
Quando um evento extraordinário cria laços invisíveis de amizade entre elas, a catástrofe de uma mulher vira a inspiração de outra, e uma lição para todas.
Às vezes não tem problema não seguir o rebanho.
Vacas é um livro poderoso sobre três mulheres julgando uma à outra, mas também a si mesmas. Entre todo o barulho da vida moderna, elas precisam encontrar suas próprias vozes."
Olá pessoal, hoje a resenha é daquelas para alegrar qualquer mulher que esteja cansada de ter que se enquadrar... Se enquadrar nas expectativas alheias, nos padrões alheios e até nos gostos alheios. Esse livro é libertador e reflexivo, então se você ainda está preocupada com o que as pessoas acharão ou pensarão a seu respeito, recomendo essa leitura para ontem. Se você, assim como eu, já está cagando para tudo isso, recomendo essa leitura para que você se reconheça e se sinta representada.
[...] como uma aranha paralisada quando a luz acende no meio da noite. Mas, se deixarmos as luzes acesas por tempo suficiente, a aranha vai se mexer. Ela precisa.
O livro nos apresenta três mulheres: Tara, Stella e Cam... elas são mulheres incríveis dentro daquilo que a vida as proporciona, cada uma tendo suas lutas, cada uma tendo que se firmar e se provar a cada dia, porque o mundo e as pessoas escolheram rotulá-las e cobrá-las aquilo que eles esperam. Aquilo que eles anseiam. Aquilo que nem eles mesmos fazem, mas que exigem o tempo inteiro de cada uma delas. E eis que chega o momento em que suas vidas se esbarram e teremos a interação entre elas.

Na internet, a maioria das pessoas só fala merda. [...] Mas direitos das mulheres é um assunto delicado. Há uma luta – o feminismo –, mas há vários tipos de mulheres, e agradar a todas é impossível.
Tara, é uma mulher bem resolvida, trabalha numa produtora e precisa conviver com machismo, isso é recorrente em seu dia a dia, mas lembrando essa é uma obra de ficção, então todas as denúncias que temos visto atualmente sobre o mundo glamouroso de Hollywood não está aqui, mas olha é a melhor coincidência do momento. Essa mulher tem uma filha e a cria de forma independente, e essa independência está em todos os ramos de sua vida. E essa Independência a colocará em maus lençóis.

Cam é uma blogueira muito famosa. Totalmente feminista e esclarecida de seu lugar no mundo e de sua vida. Totalmente decidida a não estar em relacionamento, ela quer viver a vida de acordo com aquilo que ela decidiu para si e como decidiu, mas mesmo com toda a independência é obrigada a lidar com o julgamento de quem está próximo e também de quem nem a conhece. E ela compra a “briga” de Tara!
Sua atitude em relação a tudo, da vida à morte, é que o define como essa experiência será para você e para aqueles ao seu redor. Tendo uma atitude positiva é possível superar qualquer coisa.Vá em frente, retome sua vida, você consegue!
Stella precisa lidar com um fantasma que ronda a sua vida, pois ele está em seu DNA e não tem como fugir do seu destino. Essa é a personagem que mais me fez me refletir. Deve ser muito difícil ter que lidar com uma questão tão iminente e que você não pode fazer nada, uma vez que você tem sonhos, que serão literalmente desfeitos, para que você possa ter uma vida plena. Só lendo para vocês acompanharem meu raciocínio, mas ao mesmo tempo a vontade de esganá-la é muito forte. Algumas coisas só nos passam a ser caras quando perdemos, é a coisa mais certa desse mundo. Ela em alguns momentos me parece bem louca, mas não vou julgar.
Os homens desperdiçam esperma o tempo inteiro. Jogam possa fora como se fosse resto de café frio na pia, eles não têm sentimentos pelo esperma, então porque deveriam se importar que um pouco seja usado para o devido propósito?
Um livro com abordagens tão emocionantes e tão atuais, consegui me visualizar em vários momentos. A obra é uma ficção tão atual que realmente nos perguntamos se ela não é baseada em nossas vidas. Será que a autora me viu em algum momento e pensou vou falar sobre essa pessoa! O tipo de livro que vale a pena ler e disseminar por aí. Os destinos de cada uma dessas mulheres nos deixam em choque e estarrecidas.
 – Eu não odiava Camilla, não de verdade. [...] – Só me fez sentir melhor, sabe, magoar alguém tanto quanto eu estava magoada. A vida dela parecia perfeita comparada à minha. Fiquei viciada nisso, acho. Não me orgulho.
Vacas não é um livro para qualquer pessoa, é preciso estar inserida no contexto, é preciso ter vivenciado, é preciso ter sentido, ou seja, é preciso ser MULHER!! Porque você pode até não assumir, mas você em algum momento da sua vida, está representada nestas páginas, sim!! Apesar da narrativa em alguns momentos não ser apresentada da melhor forma, a história e as colocações são as melhores possíveis!


Cinco notas, para todas as Vacas representadas aqui!

Ficha Técnica:
Autor: Dawn O’Porter
Paginas: 336
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2017
Skoob: Vacas

Até mais


5 comentários

  1. Ola Nana lindona adoro livros que abordam temas atuais e nos fazem refletir, gostei muito da temática e das personagens. O título do livro em si já chama atenção, dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  2. Oláaa!!!

    Eu já vi muitas resenhas sobre esse livro que me fez ficar enlouquecida, eu amo livros que aborda esse assunto e alem de tudo nos da uma lição para levar para a vida toda. Eu tinha até me esquecido dele e já vou anotar para não me esquecer novamente.

    Adorei a resenha e não vejo a hora de conhecer essas mulheres.

    Um beijo da Jhenny.

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Anastacia.

    Eu li Vacas recentemente e adorei a história das três mulheres. Todos os assuntos que foram abordados no livro são atuais e importantes para nós. Adorei sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Li Vacas e amei a história!!! É como vc disse, independente de em que posição a mulher se encontra, todas precisam ler e indicar essa história... É surpreendente e mega envolvente!

    ResponderExcluir
  5. E eu deixei passar esse livro por achar que era totalmente outra coisa.... Não fazia ideia do assunto e fiquei mais do que interessada em ler.
    Com certeza entrou para a lista dos desejados! Já quero!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir