Resenha: O Triturador, @BertrandBrasil

10 abril 2017
Sinopse: Finn Maguire não tem futuro nem família, exceto por seu pai, um malsucedido roteirista. Ao encontrar o corpo do pai espancado em uma poça de sangue, a vida monótona do rapaz vira de ponta-cabeça. Principal suspeito do assassinato, Finn, um garoto de dezessete anos, disléxico e com antecedentes criminais, precisa correr contra o tempo para limpar seu nome e descobrir quem odiava seu pai a ponto de matá-lo.
Arrastando-se pelo sórdido e brutal submundo de Londres em busca de respostas, Finn expõe obscuros segredos familiares e enfrenta novos perigos a cada esquina. E está prestes a descobrir que as pessoas em que mais confia são as que podem golpeá-lo com mais força.

Oi pessoal, belezinha?!? Hoje vamos bater um papo sobre um livro comprado única e exclusivamente pelo título. Não conhecia absolutamente nada sobre a obra, nem sobre o autor, mas foi uma grata surpresa e vou contar o porquê.

O livro é narrado por Finn, um menino de dezessete anos, disléxico que foi abandonado há muito tempo por sua mãe e vive somente com seu pai. Teve uma infância muito difícil e não está diferente agora. Trabalha numa lanchonete e não tem muitas perspectivas para sua própria vida. Seu pai um ator decadente todos os dias descobre uma forma de sair do ostracismo, mas tudo tem sido só história há muito tempo.
A Inveja é o que nos mantém esfomeados e vorazes, dizia, o que eu não entendia, porque vivia com fome quando criança e nunca me acostumei com isso.
Até o dia em que ele volta para casa e encontra seu pai morto na mesa da sala. Na mesma posição em que ele sempre ficava quando estava trabalhando em seus roteiros que ele acreditava um dia leva-lo ao estrelato mais uma vez. Finn só não contava em se tornar o único e principal suspeito do assassinato de seu pai, e aí começa a busca dele pela verdade.

Com uma linguagem fácil e escrita muito fluida, a história nos prende porque ela é narrada, afinal de contas, do ponto de vista do adolescente, que apesar de suas dificuldades de aprendizado nos mostra o quão inteligente e astuto pode ser, deixando a polícia e um famoso gângster em dúvida de suas façanhas. Tem algumas boas referências e até direito a U2 no sepultamento do pai dele.
Desde que haja mais gente na plateia do que no palco, o show deve continuar.” Se eu, meu pai e o padre fôssemos o elenco, então o show havia sido um sucesso.
Ele só não contava que o assassinato do seu pai não tivesse nada a ver com o presente e tudo a ver com o passado que ele tanto gostava de enaltecer. Com uma trama cheia de personagens interligados vemos o desenrolar da história de uma forma inacreditável, as revelações se mostram mais bem construídas do que podemos imaginar. É um livro muito agradável aos amantes do estilo.

Não consegui cantar o último verso. O distanciamento que sentia desde que encontrei o corpo de meu pai [...] dissolveu-se naquele instante, como as cinzas nas águas do rio, e o ar se entalou na minha garganta.
Cinco notas musicais para Finn, O triturador, Maguire.


Ficha Técnica:
Autor: Niall Leonard
Páginas: 384
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2017

Até mais



23 comentários

  1. Olá,

    Não conhecia a obra e o início da trama me lembro Percy Jackson kkkkk. Achei a premissa muito interessante, tive um pouco de vontade em fazer a leitura do livro, a forma que você expressou suas impressões foram claras colaborando com o aumento da minha vontade! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Esse tem uma capa é um título realmente muito intrigante, e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa, você realmente me convenceu que a trama é super inteligente, quero esse livro para ontem.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Fiquei bem intrigada com qual seria a real identidade do assassino do pai do personagem principal e o motivo dele ter ido justamente para casa quando aconteceu esse incidente.

    Espero gostar bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu compraria tanto pelo título quanto pela capa, lendo a sua resenha eu me interessei completamente pelo livro. É bem do estilo que eu gosto mesmo

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas só o título da obra já me chamou a atenção! Achei bem interessante o fato do Finn lutar contra seu problema de aprendizado e tentar descobrir quem matou seu pai, pois, assim, o escritor dá um toque de realidade na vida do personagem, mostra que ele também tem problemas comuns.
    Adorei a dica, bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Dessa vez a obra não chamou a minha atenção, mas fico feliz que tenha sido uma leitura proveitosa para ti.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia e fiquei super curiosa! Da pra soltar uns spoillers a mais? Hahahahahha. Vou anotar a dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. A capa e o título são realmente bem instigantes, infelizmente, apesar da trama parecer super interessante, o fato do protagonista ser tão jovem me desanima muito de fazer a leitura. Já tenho várias ressalvas com livros com personagens muito jovens, às vezes até leio e tenho boas surpresas, mas como atualmente to lendo um livro com adolescente e está muito chato, vou demorar um pouco a me sentir instigada novamente por livros com personagens tão jovens assim por um tempo, mas espero mudar de opinião mais pra frente.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Oi! Achei a estória bem interessante e o enredo me despertou uma grande curiosidade. Parece conter não apenas um mistério envolvente, mas também, com certeza uma reviravolta surpreendente. Faz tempo que não leio livros desse gênero e estou com saudades kk, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  10. Ai que legal! Fiquei super interessada!Adoro tramas assim.
    Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou instigada para saber com o Finn vai sair dessa.
    Será que tem pistas nos roteiros? hmmm, vou ter que colocar na imensa lista de quero ler!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da forma como a trama começa e prende nossa atenção. Quando isso ocorre na resenha, imagina no livro. Não conhecia o autor e a obra. Obrigada pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a história, fiquei mega curiosa pelo livro. Sua resenha foi sensacional me senti presa na trama

    ResponderExcluir
  13. Oi, Anastacia
    Não conhecia ainda o livro, mas gosto de leituras nesse estilo.
    O fato dos elogios e da avaliação prova que é livro deve valer a pena. Leria se tivesse oportunidade.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  14. Heiii, tudo bem?
    Eu pedi a editora esse livro e estou aguardando pra ler.
    Me parece uma leitura bem viciante, dessas que só paramos qdo sabemos o final.
    Sabia que o autor é marido da autora de 50 tons? hehehe.
    Ainda quero ler, gosto do genero.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Estou com este livro aqui em casa, só aguardando eu ter um tempinho para lê-lo.
    Mas admito que eu não estava esperando muita coisa dele não, ainda bem que li tua resenha e agora estou pensando em colocá-lo na frente de outros livros da lista de leitura.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não o conhecia, mas preciso dele pra ontem! Gostei muito da premissa, e essa capa está de babar!! Já está adicionado na minha lista!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Amei essa premissa, amo um bom mistério e fiquei curiosa para saber quem matou o pai dele e como tudo isso vai acabar, não conhecia o livro e já anotei o nome aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh eu amo esse tipo de livro investigativo e cheio de reviravoltas e revelações. Fiquei apaixonada por tua resenha e pela capa do livro, parece ser muito bom e eu tenho certeza que amaria!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  19. Oii, adorei a sua resenha rápida e cheia de detalhes. Fiquei curiosa com essa história e também não conhecia o livro e o autor, mas assim como você fiquei bem curiosa com o título. Com certeza ele vai para a minha lista de leitura..hahaha.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, Anastacia.
    Provavelmente eu também compraria esse livro pelo título. Comprar dessa forma é sempre não saber o que esperar, mas é ótimo quando nos agrada e surpreende.

    ResponderExcluir
  21. OiiI!

    Eu não conhecia esse livro e já fiquei curiosa! EU amo livros com a visão de adolescentes pois são as que mais fluem quando estou de ressaca!
    O erredo é diferente e parece ser bem interessante, para acompanhar o crescimento do personagem. Gostei!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  22. Oi Anastacia, sua linda, tudo bem?
    Além de perder o pai, a única pessoa que ele tinha na vida ainda precisa enfrentar a acusação de assassinato do mesmo. Não é fácil. Fiquei curiosa para descobrir que passado é esse que levou a morte do pai dele. Dica anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá flor, tudo bem?
    Adoro livros investigativos, e eu não conhecia esse título, fiquei bem interessada nessa história. Fico mega curiosa para saber quem é o culpado e o que motivou a tal crime. Espero poder conferir! Vou colocar na lista de desejados!

    Beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir