O livro se passa na serra catarinense, no meu amado Estado. Eu moro no Norte, próximo ao litoral, e fui à serra em julho, bem no meio do inverno, coincidentemente, por muita sorte, no final de semana mais frio do ano. Amei cada minuto que passei em São Joaquim, Urubici e na Serra do Rio do Rastro, e foi com muita nostalgia que recordei tudo isso em Enquanto Houver Tempo, inclusive uma lanchonete anexa ao posto de gasolina onde compramos guloseimas.
Enfim, é tudo muito belo e apaixonante, e tenho certeza de duas coisas: além de querer comer maçãs desesperadamente, você também vai querer conhecer a serra catarinense. Vamos à história?
Dante está morrendo, tendo um infarto. Ele não tem tempo para nada, nem mesmo para a família, e momentos de lazer são um luxo desnecessário. Ele vive para o trabalho. Porém, ao sobreviver ao ataque cardíaco, recebe a notícia de que precisará tirar férias, além de alguns dias de repouso absoluto.
Sua irmã Pollyana, querendo ajudar, indica a ele um resort na Serra do Rio do Rastro, mais especificamente na cidade de Bom Jardim da Serra, onde ele poderá curtir seu merecido descanso. Dante aceita com relutância, e no começo nada o agrada, já que é um hotel no meio do nada, onde ele só vê verde por todos os lados, e está um frio de rachar. Até que um pequeno acidente o coloca frente a frente com Gaia, uma moradora de Urubici, a moça que fornece as maçãs para o resort.
Como já é de se esperar, Dante e Gaia formam uma amizade improvável. Contudo, com o passar dos dias, os dois querem estar cada vez mais juntos, e arrumam desculpas para se verem. Não querem olhar o relógio, que indica que o tempo de Dante está acabando, quando a amizade vira paixão. Porém, mesmo sem que queiram, chega o dia dele ir embora.
- Não dá para negar o poder do dinheiro, não é mesmo? Olhe só para isso. - Indicou discretamente ao redor. - É verdade. - Segui seu olhar. - Há um mês eu afirmaria que ele compra tudo. Quer dizer, ele ainda continua comprando muita coisa. Mas, algumas, que antes eu não dava muito valor e hoje se tornaram relevantes, devo dizer que não há dinheiro que pague.
Então fica a pergunta: como farão para ficar juntos, se Dante mora em São Paulo e Gaia em Urubici? Ela não quer ir para a capital paulista, pois tem uma vida na serra, e ele não quer largar tudo na metrópole para se mudar para a área rural de uma cidade pequena. Parece improvável continuarem formando um casal.
Enquanto Houver Tempo é uma linda história de recomeços, de curar traumas e mágoas, de curar feridas do passado. É uma história apaixonante, mas angustiante do meio para o final, tanto pelo afastamento de Dante e retorno a São Paulo quanto por uma doença por vezes silenciosa, mas que pode ser fatal para um de nossos queridos personagens.
- Nós vamos passar por isso. E vamos vencer, ok? - Fechei os olhos e pedi. - Desculpe soar egoísta, mas não se entregue, amor meu.
Leia, se emocione e se apaixone por Dante, Gaia, e pela linda serra catarinense. Já fiquei com vontade de retornar para lá. Chega, inverno!
Ficha técnica:
Ficha técnica:
Autor: Paola Scott
Editora: The Gift Box
Ano: 2018
Páginas: 295
Skoob: Enquanto Houver Tempo
Nenhum comentário
Postar um comentário